Interações Intermoleculares
Relatório:
Interações Intermoleculares
Salvador/Ba
Setembro/2013
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Salvador
Interações Intermoleculares – Observar determinadas substâncias por meio de suas propriedades, tais como: localização na tabela periódica, polarizabilidade e geometria molecular, visando um melhor entendimento sobre suas interações intermoleculares.
Salvador/Ba
Setembro/2013
1. Objetivos
1.1 Objetivo geral
Observar determinadas substâncias por meio de suas propriedades, tais como: localização na tabela periódica, polarizabilidade e geometria molecular, visando um melhor entendimento sobre suas interações intermoleculares.
1.1 Objetivos específicos
1.2.1 Determinar o volume final de uma mistura com água e etanol. 1.2.2 Verificar a porcentagem de álcool na gasolina. 1.2.3 Explicar a diferença de densidades da água no estado sólido e no estado líquido, pela geometria molecular das mesmas. 1.2.4 Observar se um composto apolar é solúvel em água. 1.2.5 Observar a polarizabilidade de duas ou mais substâncias diferentes ao se combinarem.
1. Introdução (Fundamentação teórica)
Os compostos moleculares se encontram, à temperatura ambiente, nos três estados físicos, o que leva a crer que existe uma diferença na intensidade das interações entre suas moléculas.
Nos sólidos moleculares são encontradas moléculas organizadas e com pequena liberdade de movimento, o que indica que nesse estado a interação é a maior possível. No estado líquido, aumenta o grau de liberdade das moléculas devido a uma diminuição na intensidade das forças