Interatividade & educação a distancia
Em meados do século XIX surge efetivamente a EaD com o desenvolvimento do transporte e da comunicação. O ensino por correspondência é a primeira geração com os materiais impressos e enviados por correio. Já na segunda geração tivemos o acréscimo de novas mídias como a televisão, o rádio, as fitas de áudio e vídeo e o telefone. Na terceira geração a EaD se tornou on-line com a utilização de videotexto do microcomputador, o diferencial desta geração é a integração das diversas mídias que resultam nas tecnologias de multimídias e o computador. Ainda nesta geração surge a internet, criando um novo território para a educação, o espaço virtual da aprendizagem.
A interatividade surgiu da necessidade do usuário participar intensa e ativamente para que ele nunca se torne passivo e para que as atividades despertem a sua atenção e o leve a compreensão dos conteúdos. Há vários tipos de interatividade dentre eles destacamos três: aluno/professor, aluno/conteúdo, aluno/aluno. Com a interação aluno/aluno surge o aprendizado colaborativo e cooperativo. Ele gera motivação, atenção, senso crítico e ensina e estimula o trabalho em equipe, fazendo com que o aluno nunca se sinta isolado pelo estudo à distância dando a sensação de pertencer a uma comunidade e assim surgindo o feedback no ensino.
A prática do feedback vai além do ensino, ele esta vinculado ao nosso dia a dia onde compartilhamos experiências do nosso cotidiano. Basta colocarmos esta vivência no nosso aprendizado e ter sempre em mente o quanto é primordial a continuidade do feedback seja com o professor ou com um colega, com ele podemos avaliar as atividades realizadas, quanto estão adaptadas ou não ao objetivos pretendidos, avaliar também o nosso desempenho bem como do nosso professor.
O papel do professor e do aluno se transforma. O professor se torna espectador das ações e decisões que o