Mecanica de locomotivas
DE LOCOMOTIVAS GE / GM
DISPOSIÇÃO GERAL
LOCOMOTIVA EMD / VILLARES
MODELO SD40 -2
PRINCÍPIOS BÁSICOS DOS MOTORES DIESEL
GM - EMD
SEÇÃO A
PRINCÍPIOS BÁSICOS DOS MOTORES DIESEL
GM - EMD
MOTOR DIESEL GM / EMD
Descrição
Os motores diesel turboalimentados de dois tempos em "V" incorporam as vantagens do baixo peso por HP, sistema de admissão e exaustão de ar dos cilindros com pressão positiva, unidade de injeção sólida e alta compressão.
Operação
Nos motores de dois tempos, cada cilindro completa um ciclo de trabalho (força) útil em uma rotação de girabrequim, como não acontece nos motores de quatro tempos, os quais necessitam de duas rotações do girabrequim para que cada um cilindro complete uma explosão de força. Nos motores de dois tempos foi previsto um dispositivo separado para fornecer o ar necessário e para eliminar os gases de combustão do cilindro.
O motor está equipado com um turboalimentador Fig. 1 para fornecer eficientemente o ar necessário para a combustão e a lavagem. O turboalimentador fornece uma quantidade de ar maior do que o proporcionado por sopradores de deslocamento positivo usados em outros modelos de motores.
Durante a operação do motor o turboalimentador utiliza a energia dos gases do escapamento do motor, assim como a força do conjunto de engrenagens do comando de válvulas para acionar a turbina, contudo quando a exaustão é suficiente para acionar a turbina, a embreagem do trem de engrenagens desengata. A turbina aciona um soprador centrífugo que fornece ar ao motor.
O ar do soprador centrífugo é elevado a uma pressão maior e também a uma temperatura maior. É desejável reduzir a temperatura do ar para os cilindros. A temperatura do ar é reduzida, passando-o por uma serpentina de refrigeração, vide Fig. 1. O ar assim refrigerado tem sua densidade aumentada antes de ser fornecido ao motor.
Referindo-se à Fig. 1