Máquinas Térmicas.
máquinas térmicas
curitiba
2012
máquinas térmicas
CURITIBA
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO______________________________________________ - 4
2. DESENVOLVIMENTO________________________________________ -5 - 6
3. CONCLUSÃO_______________________________________________ - 7
4. REFERÊNCIAS______________________________________________ - 8
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir, falará a respeito das Máquinas térmicas, trazendo um breve resumo de sua história. Será abordados subtemas dentro do tema principal, como a Máquina de Watt, a locomotiva a vapor e o motor a explosão de quatro tempos. Além disso, será comentada a relação dessas invenções com a revolução industrial.
Tudo começou com Thomas Newcomen, o primeiro homem a ter as idéias para estas invenções, que com muito esforço, trouxe um modelo inovador, considerado uma das primeiras espécies de “tecnologia”, a máquina a vapor. As primeiras máquinas do século XVIII tinham rendimentos muito baixos, sendo desproporcionais ao índice de combustível que era gasto, ou seja, eram gastas grandes quantidades de combustível para rendimentos muito baixos. Resumindo o conceito do que é (teoricamente) uma máquina térmica, poderíamos dizer em termos físicos que é um dispositivo capaz de realizar trabalho convertendo energia térmica em energia mecânica.
Por volta de 1770 o inventor escocês James Watt apresentou um modelo de máquina inovador, que substituíam as máquinas anteriores, pois era mais eficaz e apresentava enormes vantagens em diversas áreas. A máquina de Watt liberava o calor para a atmosfera através da abertura de uma válvula, o que evitava as desvantagens da condensação do vapor por ação de um jato de água fria, a abertura e o fechamento da válvula, era feito por um complexo sistema de engrenagens e vias