As dez bobagens
(Dr.Arthur Freeman e Rose Dewolf)
INTRODUÇÃO
Nem tudo na vida está sob o seu controle, mas você pode controlar sua maneira de pensar, e isso faz muita diferença. Estamos falando de maus hábitos mentais muito específicos, que nos criam problemas, ou pioram os que já temos, ou dificultam a tarefa de encontrar soluções, e nos induzem a erros de interpretação das experiências ou a erros de julgamento dos outros e de nós mesmos. É exatamente quando a gente não pensa direito que cria e aumenta sentimentos de ansiedade, tristeza, culpa, raiva e estresse. Aprender sobre essas bobagens comuns de pensamentos fará você descobrir ser capaz de reduzir a ansiedade, aliviar a tristeza e diminuir o estresse. A ênfase está no papel do “jeito certo de pensar” para o alivio do sofrimento emocional e você vai descobrir que possui dentro de si, agora mesmo, a capacidade de melhorar a sua própria vida, se estiver disposto a assumir a responsabilidade por si próprio. Você vai descobrir o quanto mudar o seu jeito de pensar pode ajudá-lo a apropriar-se das suas emoções, em vez de se deixar governar por elas.
Não importa se aquilo que você tem diante de si é algo que afeta o seu trabalho, suas relações pessoais, sua sensação de segurança, seu amor-próprio ou sua aparecia: é o que você pensa acerca daquela situação que determina, em grande parte, se você vai sentir algo a respeito e o que você fará. São seus pensamentos imediatos que determinam como você se sente, e os seus sentimentos, por sua vez, vão moldar o seu comportamento.
Para evitar cometer erros mentais comuns as pessoas inteligentes, precisamos de um kit de ferramentas que nos ajudem a conter a inundação emocional e retornar o senso comum. O aprendizado dessas técnicas pode ajudar a evitar ou, no mínimo, lidar melhor com equívocos que podem ter conseqüências profundas para sua vida.
O PAP – Programa de Alta Performance vai