Matriz lusa
Quando Portugal embarca é um povo mestiço, podemos dizer que quando Portugal embarcou com direção ao Brasil ele já havia passado em outros continentes como África , Ásia ... até que chegou no Brasil podemos dizer que já haviam sido “misturados” muitas pessoas, muitos povos, muitas crenças com isso quando Portugal embarcou ele já era um povo mestiço, e até porque Portugal já havia sido invadido varias vezes e com isso já era um povo bem mestiço .
Na idade média os países da península Ibérica, Portugal e Espanha, eram os países mais avançados em tecnologia do mundo ocidental. Para os ocidentais, até então, o que tinha de mais de ”impressionantes e fantásticos“ eram os gregos e romanos. Mas faziam parte de um passado longínquo de quase 1000 anos.
Entre a queda do Império Romano e a idade média, a Europa não era considerado como algo bom pois tudo que, até então “não prestava” e as piores coisas doenças, etc.. estavam la como por exemplos:. Fome, miséria, pobreza intelectual. Na idade média a coisa começou a melhorar, e muito, essa melhora se deve a causa dos portugueses e espanhóis investirem em tecnologia de navegação e ganharem o mundo. Foram portugueses e espanhóis que navegaram a costa da África dando a volta até o oceano índico, “passando a perna” nos otomanos que dominavam o leste do mar mediterrâneo e o tráfego para o oriente (muito mais rico que a Europa nessa época).
Com essas conquistas, os portugueses começaram a perceber que não eram tão ruins como acreditavam ser, com isso começaram a acreditar mais neles mesmo. Para os portugueses isso foi muito importante porque o país era novo, recém independente da Espanha, muito maior e mais poderosa.Com isso outros países começaram a “bajular” os portugueses por esta conquista.
Agora na interpretação do Poema de Camões ( Os lusíadas) entendi e conclui dos seguintes versos a seguinte coisa:
“....Cessem do sábio grego e do troiano
As navegações grandes q fizeram, cale-se de Alexandro e de