Procedimentos basicos para organizacao de estudos
Discutiremos alguns aspectos básicos dessa organização que – dada a correria da vida moderna – torna-se cada vez mais necessária para otimizar o pouco tempo disponível para os seus estudos e todas as atividades deles decorrentes como trabalhos, apresentações, seminários, etc.
Organização dos estudos
Tudo na vida depende de organização. Se observarmos um formigueiro, uma colmeia, a produção de um bem ou serviço, a realização de um tratamento médico, de uma operação policial, perceberemos em tudo a necessidade de organização.
Assim é o conhecimento acadêmico.
Para ser produzido e difundido, precisa de organização, de método.
A partir daqui, começamos uma breve caminhada – que também terá um método – para descobrirmos os principais aspectos da produção do conhecimento acadêmico.
Para isso, como veremos, é necessário estabelecer alguns procedimentos de organização de nossa vida escolar.
Procedimentos básicos para organização
3.1) Consciente do próprio papel
Em primeiro lugar, é de fundamental importância que se conscientize do papel especial que tem a organização no processo de construção do conhecimento, em especial no nível universitário.
Essa afirmação é ainda mais verdadeira quando se realiza um processo como esse do Ensino à distância.
Claro que isso não exclui o papel do professor que continua a ser importante na construção do conhecimento; mas a partir de agora, muito mais como um ator coadjuvante do que com um papel principal
3.2) Elaborar um plano de estudos
Em segundo lugar, o estudante deve empenhar-se em elaborar um plano de estudo que atenda às suas características individuais e, ao mesmo tempo, reconheça as necessidades que o conhecimento que ele busca construir demandam.
Para isso, ele deve apropriar-se dos instrumentos – teóricos e práticos – que precisa para realizar o seu trabalho.
Veja um