Concordancia verbal
Estuda para concursos Abdênio e Catavérica. (concordância atrativa). Fomos eu e ela ao cinema. Fui e ela ao cinema. b) Se o sujeito composto estiver anteposto ao verbo, a concordância se dará apenas por soma. Abdênio e Catavérica estudam para concursos. Eu e ela fomos ao cinema 2) Concordância em frases com a palavra SE. a) Partícula apassivadora (ou pronome apassivador). Amola-se alicate Amolam-se alicates b) Símbolo ( ou índice) de indeterminação do sujeito. Verbo transitivo indireto ou intransitivo. Sujeito indeterminado. Pagou-se ao funcionário. Pagou-se aos funcionários. 3) QUE – quando sujeito, o verbo concorda com seu antecedente. Ex.: Fui eu que passei na prova. As pessoas que estudam passam. 4) QUEM – o verbo concordará com o antecedente ou ficará na terceira pessoa do singular. Ex.: Fui eu quem passou na prova. Fui eu quem passei na prova. O verbo é sempre transitivo direto.
5) Verbos dar, bater, tocar e soar, indicando horas. Ex.: Já deram quatro horas. (sujeito: quatro horas) O relógio já deu quatro horas. (sujeito: O relógio) No relógio já deram quatro horas. (sujeito: quatro horas)
1
www.academiadoconcurso.com.br
Academia Brasileira de Educação, Cultura e Empregabilidade Academia do Concurso Público Professora Lílian Furtado Avenida Rio Branco, 277 – 2º andar, Centro / Metrô Cinelândia Fone: (21) 3504-0000 Na última frase, no relógio (com preposição) é adjunto adverbial; o sujeito volta a ser quatro horas, por isso o verbo vai ao plural. 6) Sujeito plural com artigo plural: a concordância é com o artigo. Ex.: Os Sertões foram escritos por