Interação e interatividade na educação a distância
Diante de tantos recursos tecnológicos, principalmente a internet, o educador não sabe como utiliza-los adequadamente em sala de aula. Se a tecnologia esta ai para transformar a maneira de trabalhar, o educador precisa se preparar para ajustar-se com as novas maneiras de ensinar. Não apenas utilizar tais ferramentas informáticas como seu inimigo.
O uso da rede de computadores a internet e de canais de comunicação está cada vez mais interativos, com isso o ensino-aprendizagem está se transformando e exigindo que os educadores renovem suas praticas docente. Sem deixar que as práticas tradicionais se desfaça, cabe a cada educador valorizar sua forma de ensino acrescentando a tecnologia ao seu favor, pois o aluno deve e precisa dessa tecnologia que a cada dia se desenvolve mais. E com o apoio escolar e de profissional na educação esse desenvolvimento cresce com o conhecimento e responsabilidade. Para formar cidadãos com senso critico com imaginação e capacidade de memorizar e classificar os procedimentos e estratégias para o uso correto da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Tudo isso pode ser usado para elevar os conhecimentos tanto para alunos como educadores.
As vantagens se destacam com acesso a todos a produtividade de ensino convencional e as oportunidades de formação continuada. A interação é essencial para o processo de ensino e aprendizagem, a educação a distância é um processo de ensino e aprendizagem onde o professor e o aluno estão em espaço e tempo diferentes, onde o suporte técnico de comunicação se destacam, o e-mail possibilita a troca de mensagens socioafetivo, aproximando as pessoas possibilitando que elas interajam e se comuniquem, ensinando e aprendendo umas com as outras. Sendo uma forma barata de se comunicar, fácil e rápida, o telefone celular também muito usado pelos jovens para troca de mensagens. Essas tecnologias podem ser uteis e complementares para a educação a