interacao homem maquina
Seja na hora de estudar, trabalhar, fazer compras, a tecnologia sempre estará ao nosso lado. Um exemplo disso é que atualmente é raro o uso de livros, documentos e papéis impressos, pois com apenas um aparelho celular, notebook, em qualquer lugar, pessoas tem acesso a informações atualizadas ininterruptamente, acesso a redes sociais, livros digitais, sites de pesquisa escolar, contas em bancos, entres outras diversas facilidades da internet.
Segundo José Oscar Fontanini de Carvalho (1994), o avanço tecnológico transformou o computador em uma ferramenta cada vez mais indispensável às atividades humanas. Segue abaixo uma imagem que nos mostra essa relação, uma imagem que mostra a evolução do homem desde os primórdios até a dependência atual entre homem e máquina.
Interação Homem-Máquina com base em sociologia
A tecnologia faz parte de nossas vidas, em uma obra do filósofo Karl Marx "O Capital", ele dizia que a máquina libertaria o homem da maçante produção, fazendo com que o homem tivesse algum tempo livre para seu próprio lazer, interagir com a família e outros. O conhecimento e até a força não eram mais necessários pois existia a máquina e o seu operador mais simples, rápido, barato e lucrativo. Poderemos chegar a uma nova era do capitalismo independente do homem, e este de alguma forma teria que se readaptar a um novo tipo de trabalho. A máquina mudou, e muda até hoje com sua evolução, não só a produção como também o mundo. O homem em relação com a máquina a essa observação não deveria ser um pouco mais óbvia nas atitudes reais da sociedade como um todo. Afinal o senso crítico ainda é um diferencial do homem em relação a máquina.
Sociologia
Sociologia é uma das disciplinas que contribuem com IHC, as tradicionalmente