Intensificação de processos- reatores
COM REAÇÃO QUÍMICA
INTENSIFICAÇÃO DE PROCESSOS – EQUIPAMENTOS
COM REAÇÃO QUÍMICA
RESUMO
A tecnologia de microrreação tem várias vantagens para produção química, sendo o principal, rendimentos mais altos que reatores convencionais. Na tecnologia de microconais as reações ocorrem de 10 a 1.000 vezes mais rapidamente e o fluxo de calor é de 10 a 100 vezes maior que nos reatores SMR convencionais. As dimensões típicas dos canais estão entre 50 a 5.000 μm e o regime do escoamento é geralmente laminar. No presente trabalho foram abordados alguns dos principais microrreatores, quando o assunto é intensificação de processos. O primeiro a ser abordado é o reator monolítico que seria um reator tubular, contendo monólitos revestidos ou impregnados com catalisador, detalhes da suas formas geométricas e configurações de escoamento, estão presentes neste trabalho.Também será abordados os reatores cromatográficos e de membranas.
Palavras chaves: Microrreação, microcanais, monolíticos, cromatográficos, membrana.
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 5 2 TECNOLOGIA DE MICROCANAIS 6 3 REATOR DE MONÓLITO 7 3.1 CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS DOS REATORES MONOLÍTICOS 9 3.2 CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO DE REATORES MONOLÍTICOS 10 4 REATOR CROMATOGRÁFICO 11 5 REATOR DE MEMBRANA 11 5.1 PRINCÍPIOS BÁSICOS DOS REATORES DE MEMBRANA 12 5.2 TIPOS DE MEMBRANAS CATALÍTICAS 13 5.3 MEMBRANAS DENSAS 14 5.4 MEMBRANAS POROSAS 14 6 CONCLUSÃO 17 7 REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO
A tecnologia de microrreação tem várias vantagens para produção química, sendo o principal, rendimentos mais altos que reatores convencionais. A presença de sensor integrado e unidades de controle podem permitir isolar o microrreator, e pode substituir em caso de falhas, enquanto outras unidades paralelas continuarão a produção.
Com ajuda da