Resumo caldeiras
Thaimara Cintia Ramos
CALDEIRAS
Caldeira é um recipiente cuja função é, entre muitas, a produção de vapor através do aquecimento da água.
Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.
Atualmente, graças a todos os aperfeiçoamentos e a intensificação da produção industrial, a caldeira ocupa um lugar muito importante pois gera o vapor indispensável a muitas atividades, não só para movimentar máquinas mas também para limpeza (esterilização), aquecimento, e participação direta no processo produtivo, como matéria-prima.
As caldeiras produzem vapor para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos e de outros produtos organicos, calefação ambiental e outras aplicações do calor utilizando-se o vapor.
Caldeira de Recuperação Quando o combustível é resíduo de processo a caldeira é denominada caldeira de recuperação. A caldeira possui diversos equipamentos associados que permitem maior rendimento. Objetivos:
Reduzir o sulfato de sódio em sulfeto de sódio , contribuindo para a recuperação dos sub-produtos gerados no cozimento.
Queimar o material orgânico proveniente do cozimento, evitando a descarga ao efluente..
Com o aumento dos custos energéticos, a caldeira de recuperação passou a ter um papel fundamental na geração de vapor.
Caldeiras de Água Quente: são aqueles em que o fluido não vaporiza, sendo o mesmo aproveitado em fase líquida (calefação, processos químicos). Muito utiliza no sistema de aquecimento em casas, edifícios e indústrias. O combustível utilizado é o gás natural, propano ou a eletricidade.
Geradores reatores nuclear: Um reator nuclear é um dispositivo usado em usinas para controlar a reação de fissão nuclear. Essa reação ocorre de forma