Classificado de jornal
Classificados são uma forma de publicidade comum em jornais, revistas e Internet.
Os classificados são parte do jornais (impressos ou on-line) para que o leitor possa anunciar, mediante pagamento, um produto para vender. Os mais comuns oferecem imóveis para vender, automóveis usados e empregos. Para ter o seu anúncio nesse caderno você pode levar o seu anúncio ou proposta até o jornal ou mandar pela internet ao site do jornal desejado ou até pelo telefone, pagar uma taxa e esperar que alguém ligue para negociar o produto anunciado.
Locutor, Locutário
Os interlocutores
No cartum, as personagens se inter-relacionam e interagem por meio da linguagem. A comunicação é, assim, construída solidariamente por elas, que são interlocutores no no processo comunicativo.
Interlocutores são as pessoas que participam do processo de interação que se dá por meio da linguagem.
Aquele que produz a linguagem _ aquele que fala, que pinta, que compõe, etc. _ é o locutor, e aquele que recebe a linguagem é o locutário. No processo de comunicação e interação, locutor e locutário são interlocutores.
Finalidade de um classificado
Tendo em vista que os gêneros textuais representam as diversas situações sócio comunicativas que perpassam nosso cotidiano, eis que estamos nos referindo a um deles, com o qual mantemos bastante familiaridade – o anúncio classificado. Para encontrá-lo, basta folhearmos algumas páginas dos jornais, que lá o encontraremos.
Semelhantemente aos demais gêneros, também possui uma finalidade discursiva, revelada pela intenção de vender, trocar, alugar, comprar, oferecer mão de obra especializada, entre outras. Intenções estas que nos fazem constatar que se trata de um gênero pautado pela persuasão, cujo objetivo é induzir o interlocutor a adquirir o produto anunciado, assim como ocorre no anúncio publicitário, porém com menos recursos atrativos, como as imagens, por exemplo.
No mínimo, o que se espera do anúncio é que o receptor entre em