Inteligências multiplas
Denise de Castro Silveira
Inteligências múltiplas
Trabalho acadêmico apresentado a professora Elisandra como exigência do curso de graduação em Letras do Centro Universitário de Caratinga, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Psicologia.
Introdução
A preocupação com a educação, e particularmente com os métodos de ensino, tem sido tema de variadas pesquisas mundiais e de inúmeros trabalhos publicados por educadores, psicólogos e interessados na área. A necessidade constante de atualização de informações, de tecnologias e de práticas educacionais fez com que a comunidade escolar se ativesse à necessidade de mudanças na formação dos profissionais de educação, assim como em seus métodos. Dentre estas pesquisas, uma vem se destacando por sua cientificidade e pelos resultados apresentados dentro do âmbito escolar. Trata-se das pesquisas sobre Inteligências Múltiplas, realizadas pelo americano Howard Gardner, um verdadeiro símbolo educacional contemporâneo. Este pesquisador mostrou de forma coerente que todos os seres humanos possuem diferentes tipos de mente, e que pais e professores podem tornar possível uma educação personalizada, individualizada. Considerando que as inteligências múltiplas tem papel fundamental no desenvolvimento do ser humano, é possível por meio do estímulo proporcionar um ensino e aprendizagem prazerosos e significativos. O presente trabalho tem como objetivos favorecer aos professores um conhecimento mais amplo sobre esse tema; despertar o interesse do docente em desenvolver as inteligências múltiplas e aguçar nele a vontade de apropriação da temática para sua prática pedagógica, além de propor ações didáticas que podem ser adicionadas ao currículo escolar.
Desenvolvimento
Existem teorias científicas que revolucionam o modo de pensar de determinada área do conhecimento. Outras ganham espaço na mídia em geral e, conseqüentemente,