Comportamento organizacional
ATPS – Atividade Pratica Supervisionada
Prof.Yeko Osaki
São Paulo
2013
INTRODUÇÃO:
Nas organizações ouve-se muito falar de eficiência e eficácia. A eficiência tem a ver com o modo que é feito, pois é a capacidade do administrador em obter bons produtos utilizando a menor quantidade possível de recursos. A eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para alcançar o objetivo.
Portanto, uma empresa pode produzir um produto de maneira eficiente com pouco recurso e o mesmo não ser eficaz para o consumidor final. Ou até mesmo ser eficaz para o consumidor, mas não ser eficiente para a empresa, levando-se em conta o alto investimento.
O campo do Comportamento Organizacional - CO, munido de pesquisas e estudos, proporciona ás organizações ferramentas eficazes, não apenas para o alcance de resultados positivos, mas também para o desenvolvimento e satisfação no trabalho por parte das pessoas.
Aspectos como: percepção, valores, diversidade, comunicação, prevenção de comportamentos nocivos ao grupo, são inerentes a essa matéria que visa auxiliar as organizações no seu relacionamento com as pessoas do seu grupo ou fora dele. Auxilia também no preparo das pessoas e organizações a enfrentar e vencer os desafios que o futuro exige.
Ao mesmo tempo propicia a criação de lideres capazes e direcionados à grande conquista da implementação de inovações nas organizações, mas sem perder a essência do emocional, antevendo os problemas oriundos de cada pessoa em sua individualidade e tornando-os capacitados a trabalhar em equipe.
Uma organização eficaz e eficiente conhece seus componentes, já que estão diretamente conectados e interligados, são partes de um mesmo organismo e, como poderemos ver através do presente estuda em suas próximas páginas, o Comportamento Organizacional ajuda e auxilia na retroalimentação do processo, sendo a ferramenta mais importante desse processo.