Inteligência Emocional
EVANGELHO DE JEUS
VPR1
RESUMO
Para qualquer posição de liderança a Inteligência Emocional é sem dúvida uma das principais competências para o sucesso de uma equipe, seja nos altos níveis de um sistema corporativo, ou na informalidade de um grupo, a busca da maturidade emocional do líder é fundamental para se atingir os resultados que tanto se espera.
Palavra chave: inteligência emocional, temperamento, autoconhecimento, controle emocional, motivação, empatia, sociabilidade.
_________________________________________________________________________________
1
Discente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Teologia Metodista Livre, Graduado em
Teologia Pastoral pelo SEMP/SP, E-mail:
INTRODUÇÃO
Segundo Daniel Colegan as organizações não buscam somente competências técnicas em uma pessoa. A inteligência emocional no âmbito profissional é fundamental, pois demonstra a forma com que um colaborador se comporta e lida com desafios do dia a dia e indica o seu potencial e estratégia para usar qualidades pessoais em prol da organização 2.
Uma definição simples para o significado de Inteligência Emocional seria: “o conjunto de aptidões necessárias para lidar, processar e reconhecer as emoções e sentimentos sejam eles nossos ou não”.
O conjunto das experiências ao longo da vida de uma pessoa, juntamente com sua herança genética é basicamente o que define seu temperamento.
Definição de temperamento: conjunto das particularidades, traços ou características fisiológicas e morfológicas que distinguem os indivíduos entre si e influenciam as suas manifestações de caráter; é a resultante funcional direta da constituição individual que determina a reação afetiva global, perante os estímulos e as carências vitais 3.
Considerando se que a inteligência emocional é uma competência, e que está intimamente ligada ao temperamento de uma pessoa, então podemos reconhecer que essa competência pode ser