EDUCAÇÃO A DISTANCIA
Ensino a Distância (EAD)
Disciplina
Introdução à
Educação a Distância
Professor Miguel Angelo
UNIDADE 1 – Educação a Distância: rompendo fronteiras, UNIDADE 2 - Tecnologias na Educação,
UNIDADE 3 - A rede mundial de computadores - a internet e
UNIDADE 4 - O Ambiente Virtual de Aprendizagem:
Moodle
UNIDADE 1 – Educação a Distância: rompendo fronteiras 1. EAD: em busca de conceitos e definições
Garcia Llamas, por sua vez, define educação a distância como “uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia à aprendizagem, sem limitação de lugar, tempo, ocupação ou idade dos alunos. Implica novos papéis para os alunos e para os professores, novas atitudes e novos enfoques metodológicos”.
Nessa mesma linha caminha a concepção da
Unesco, ao definir a educação sem fronteiras como “um ambiente de ensino aberto, flexível, adaptado as diversas necessidades de aprendizagem e facilmente acessível para todos, em distintas situações” e que busca superar obstáculos relacionado ao espaço, tempo, idade e circunstâncias. Para a EAD, o ato pedagógico não é mais centrado na figura do professor, e não parte mais do pressuposto de que a aprendizagem só acontece a partir de uma aula realizada com a presença deste e do aluno.
O processo de ensino-aprendizagem pode ser visto como a busca de “uma aprendizagem autônoma, independente, em que o usuário se converte em sujeito de sua própria aprendizagem e centro de todo o sistema” (RIANO, 1997, p. 21).
Isso naturalmente vai contribuir para formação de cidadãos ativos e críticos que procuram soluções e participam de maneira criativa nos processos sociais.
As ações de EAD são norteadas por alguns princípios, entre eles:
• Flexibilidade, permitindo mudanças durante o processo, não só para os professores, mas também, para os alunos. • Contextualização, satisfazendo com rapidez demandas e necessidades educativas ditadas por situações
socioeconômicas