logica juridica
A lógica é uma ciência de ligadas Filosofia. O pensamento organizado é a manifestação do conhecimento e o que o conhecimento busca é a verdade. Para encontrá-la, é necessário estabelecer alguns critérios para que essa meta possa ser atingida. Portanto a lógica é um ramo da Filosofia que cuida das regras do pensamento racional ou do modo de pensar de forma organizada.
Tradicionalmente, lógica é também a designação para estudo de sistemas prescritivos de raciocínio, ou seja, sistemas que definem como se deveria realmente pensar para não errar, usando a razão dedutiva e indutivamente. Implícita no estudo da lógica está a compreensão do que gera um bom argumento.
Nº2
No Direito a fenomenologia encontra seu porto na própria análise das normas em razão da subsunção dos fatos perante o sistema normativo, mas antes disso, já se envolve com a própria construção do Direito, a partir do momento, em que o movimento de percepção dos fenômenos pelo exegeta ou mesmo o Legislador é verdadeiro apoché, ou seja, uma redução fenomenológica analisando primeiramente a via fática, ou seja os fatos (fenômenos percebidos), com o levantamento de questões mesmas, mas com o propósito de adequação.
Nº3
A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, e também é conhecida como teoria do conhecimento e relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência. É uma das principais áreas da filosofia, compreende a possibilidade do conhecimento, ou seja, se é possível o ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno, e da origem do conhecimento. A epistemologia também pode ser vista como a filosofia da ciência. A epistemologia trata da natureza, da origem e validade do conhecimento, e estuda também o grau de certeza do conhecimento cientifico nas suas diferentes áreas, com o objetivo principal de estimar a sua importância para o espírito humano.