Inteligência Competitiva
Uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência e também dos clientes e do mercado como um todo, analisando tendências e cenários e permitindo uma melhor tomada de decisão.
O objetivo da inteligência competitiva é ampliar as condições de competitividade de uma empresa, reorientando seu modelo de negócios, suas metas, etc.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-inteligenciacompetitiva/44824/
A IC tem como meta a manutenção ou o aumento da competitividade das organizações a partir da produção de informação acionável de interesse de determinada empresa. Constitui processo informacional proativo e sistemático que visa identificar os personagens e forças que regem as atividades da organização, reduzir o risco e conduzir o tomador de decisão a melhor posicionar-se em seu ambiente.
Fonte: http://www.nautilos.com.br/2012/marco/o-que-e-inteligencia-competitiva
De modo geral vejo que a inteligência Competitiva é o meio pelo qual a empresas buscam estar à frente de seus concorrentes analisando o mercado e clientes.
Ciclo da Inteligência Competitiva é composto por 5 fases:
Planejamento: É a etapa de estudo preliminar do problema na qual são estabelecidos os procedimentos necessários.
Coleta: É o processo de obtenção de dados que serão transformados em informação.
Análise: É a fase em que é gerada a inteligência.
Disseminação: É a fase em que a inteligência é apresentada de forma lógica e de fácil entendimento. Avaliação: Onde o processo é avaliado quanto ao desempenho e quanto ao resultado junto aos usuários.
Fonte: http://www.nautilos.com.br/2012/marco/o-que-e-inteligencia-competitiva
As informações obtidas através da IC permitem à empresa saber se ela continua competitiva no seu modelo de negócios. Na competitividade a IC permite que as empresas sejam proativas aos movimentos da concorrência.
Como exemplo de uso cito a