adam smith e keynes
CENTRO UNIVERSITERIO ANHANGUERA
AS IDEIAS DE ADAM SMITH E KEYNES
ADAM SMITH : Acreditava que a iniciativa privada deveria ser deixada agir livremente com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria forçosamente não só a queda dos preços das mercadorias,mas também a constante inovações tecnológicas, na intenção de baratear o custo de produção e vencer os competidores,ele analisou a divisão do trabalho como um fator evolucionário poderoso a propulsionar a economia . Liberalismo econômico,ou seja:pouca intervenção do estado na economia - ele dizia que o estado só atrapalhava a economia com suas regulação e intervenção .
Uma frase de Adam Smith se tornou famosa” Assim o mercado ou comerciante,movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta (self-interest) elevado por uma mão invisível da economia no mercado,regulando preços e salários a promover algo que nunca fez parte do interesse dele o bem estar da sociedade” .
JOHN MAYNARD KEYNES:Previa intervenções estatais na economia com o objetivo de estimular o crescimento e baixar as taxas de desemprego .
Acreditava que a economia seguiria o caminho do pleno emprego sendo o desemprego uma situação temporária que desapareceria graças as forças do mercado. O objetivo do Keynes era manter o crescimento da demanda em paridade com o aumento da capacidade produtiva da economia ,de forma suficiente para garantir o pleno emprego mas sem excesso ,pois isto provocaria um aumento da inflação.
Exemplo; O presidente Lula usou as idéias de Keynes e as quis por em praticas durante seu governo no PT. (partido trabalhista)2002 a2010 O ex; presidente Fernando Collor de Mello usou as idéias de Adam Smith durante seu governo no PRN(Partido da reconstrução nacional) 15/03/1990 a 2/10/1992 assumindo uma inflação de 80% ao mês ,e confiscando todo o ativo