BULLYING: AGRESSIVIDADE E INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR
BULLYING: AGRESSIVIDADE E INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR
ARAPIRACA-AL,
2013
1 TÍTULO
Bullying: agressividade e indisciplina no contexto escolar
2 PROBLEMA
Até que ponto o bullying está contribuindo para a exclusão do aluno no contexto sócio educacional?
3 BASE TEÓRICA
O bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana.
Este projeto de pesquisa tem como finalidade analisar as possíveis causas e a forma como se da a violência escolar e encontrar os níveis que caraquiterizam o bullying, pois quando não há intervenções efetivas contra o BULLYING, o ambiente escolar torna-se totalmente contaminado. Todas as crianças, sem exceção, são afetadas negativamente, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo, sendo ele todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder.
O bullying é considerado toda forma de agressão, seja ela física ou verbal, sem um motivo aparente, causando em suas vítimas consequências que vão desde o âmbito emocional até consequências na aprendizagem (FANTE, 2005). FANTE, C. Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Editora Verus, 2005, 224 p
4 OBJETIVOS
4.1 Geral:
O projeto Bullying objetiva colaborar na melhor formação das crianças e dos adolescentes no exercício da tolerância as diferenças, sem perder o foco da reeducação dos demais envolvidos (pais , responsáveis e profissionais da educação envolvidos).
4.2 Específicos:
-Distacar os riscos da presença do bullying no ambiente escolar.