inteligencias multiplas
Após alguns anos mais tarde, surge o QI, que nada mais é do que o coeficiente entre a idade mental pela idade cronológica, multiplicado por 100, e a partir deste momento este teste serviu para medir a inteligência de um sujeito.
O sucesso se deu após a primeira guerra, quando foi utilizado para testar mais de um milhão de recrutas americanos.
Observa-se outras versões mais sofisticadas, tal como o SAT - teste de Aptidão. De uma certa maneira são testes que dão resultados nas Escolas, já que elas valorizam unicamente a leitura crítica, cálculo e habilidade de pensamento.
A criança que se sai bem em linguagem e lógica, deverá se sair bem nos testes de QI e SAT, e muito provavelmente entrará numa boa Universidade, já que nossa sociedade educacional dá grande peso a estas duas áreas.
Mas por outro lado, entrar numa boa universidade não garantirá a este sujeito sucesso futuro, se este não desenvolver outras inteligências, pois segundo Gardner há uma outra perspectiva para a inteligência "...a capacidade de resolver problemas ou de elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários".
Os sete tipos de inteligências definidos por Gadner:
•Inteligência linguística - é o tipo de capacidade exibida em sua forma mais completa, talvez, pelos poetas.
•Inteligência lógico-matemática – semelhante ao nome, é a capacidade lógica e matemática, assim como a capacidade científica.
•Inteligência espacial - é a capacidade de formar um modelo mental de um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo.
•Inteligência musical - está ligada às pessoas que conseguem ler e criar músicas com