Inteligencia emocional
O balão de ensaio familiar
A vida em família é onde iniciamos a aprendizagem emocional; nesse caldeirão íntimo aprendemos como nos sentir em relação a nós mesmo e como os outros vão reagir a nossos sentimentos; aprendemos como avaliar nossos sentimentos e como reagir a eles; aprendemos como interpretar e avaliar nossas expectativas e temores. Aprendemos tudo isso não somente através do que nossos pais fazem e do que dizem, mas também através do modelo que oferecem quando lidam, individualmente, com os seus próprios sentimentos e com aqueles sentimentos que se passam na vida conjugal. Alguns pais são professores emocionais talentosos, outros são atrozes. À medida que crescem, as crianças vão adquirindo maturidade para chegar a um outro nível de aprendizagem emocional. Mudam as crianças e muda a forma como elas lidam com as emoções. É na tenra infância, no berço, que as crianças recebem dos pais os ensinamentos emocionais que levarão para suas vidas.
O que é preciso aprender antes de entrar para a escola
Para que uma criança esteja pronta para ir para a escola, é necessário que ela já tenha um conhecimento básico: como aprender. O trabalho relaciona sete dos principais ingredientes dessa aptidão fundamental, todos relacionados com a inteligência emocional. 1. Confiança 2. Curiosidade 3. Intencionalidade 4. Autocontrole 5. Relacionamento 6. Capacidade de comunicar-se 7. Cooperatividade
Se a criança vai iniciar sua vida acadêmica, no jardim – de- infância, de posse dessas aptidões, depende muito de os seus pais - e professores no maternal - lhe terem dado um tipo de atenção cujo pressuposto tenha sido de que “a inteligência emocional começa no berço”. Esses rudimentos de inteligência emocional equivalem aos rudimentos de inteligência acadêmica proporcionados pelos chamados programas de “Vantagem Inicial” utilizados na pré-escola.
Como fabricar um brigão
Há um ensinamento a ser extraído sobre a