Contabilidade tributária
Introdução..............................................................................................04
A importância do Planejamento Tributário.........................................05 Simples Nacional...................................................................................06 Lucro Arbitrado.....................................................................................08
Lucro Presumido...................................................................................09
Lucro Real/ Fiscal..................................................................................10
Bibliografia.............................................................................................21
Tema: Planejamento Tributário
Sub-tema: A escolha do Regime de Tributação para pagamento de tributos (IRPJ e CSLL)
Introdução
Todos nós sabemos que o nível de tributação sobre as empresas no Brasil é extremamente elevado, um dos maiores em todo o mundo e o que em muitas vezes acaba incapacitando as empresas a darem continuidade em suas atividades.
A realidade tributária brasileira é muito complexa e traz um custo financeiro enorme às empresas, além de causar uma constante insegurança de se estar ou não cumprindo com todas as obrigações exigidas pelo fisco, pois se essas obrigações estiverem em desacordo, a empresa estará sujeita a penalizações severas.
O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos tributos. No caso de nossa pesquisa, estaremos nos aprofundando no pagamento do Imposto de Renda e Contribuição Social e suas modalidades de tributação: Simples Nacional, Lucro Arbitrado, Lucro Presumido, Lucro Real (Anual ou Trimestral).
O bom planejamento tem por finalidade obter a maior economia fiscal