Integração de pessoas
Integração do Novo Colaborador Disciplina: Gestão de Pessoas Orientador:Elton de Aaujo Campos
Integração do Novo Colaborador
A entrada em um novo emprego, usualmente é um período tenso para uma pessoa.Há dúvidas e muitas apreensões.
Nesse período a Empresa, atira na arena do trabalho sem uma preparação maior, são situações que não foi experimentadas, até são coisas eventualmente simpres, mas acabam se tornando complexas e ocasionando dificuldade na adaptação.
Problemas de Integração
Na nova organização é uma processo complexo que envolve várias situações como:
Cultura da Empresa – Sentir, pensar e agir, dentro de uma comunidade.
Mapa “humano” da empresa e da área – Estilo do gerente, jeito de ser, o que gosta o que não gosta. Ter uma visão do que está por vir, é relativamente bom.
Desempenho da função – Adaptar-se ao sistema local.
Conexão com outras funções – Interligação com as demais áreas. Um profissional depende de outros e outros dependem dele.
Colegas Problemas – Em todas as empresas, há sempre o problemático na organização, hábitos ruins, fofocas, ou a maledicência, etc.
Uso e costumes – Haverá de alguns colaboradores hostilidade, por que acham que tem que saber tudo Boa informação elimina problemas na área.
Processos de Integração formais.
Na organização usualmente supõem:
* Breve histórico, seus produtos. * Organograma, localização do departamento que irá desempenhar as funções. * Políticas, normas gerais e segurança. * Sistema de comunicação, integração em setores. * Serviços aos empregados. * Visitas, instalações gerais. * Distribuição de folhetos, regulamentos e manuais explicativos. * Apresentação a pessoas ou áreas relevantes.
Quando feito a integração inicial e apresentações, o gestor recebe o novo colaborador preparado para início do trabalho.
Integração com o Gestor
Orientação geral do trabalho da área: processos, objetivos,