Pessoa e cultura(área de integração)
Curso Profissional Técnico de Gestão
Ano de Formação: 2011/2014
Disciplina: Área de Integração
Módulo 4 - Tema Problema 1.2
Informação sobre algumas teorias da personalidade
Freud
Teoria Psicanalítica
A teoria psicanalítica foi desenvolvida pelo psiquiatra austríaco Sigmund Freud no fim do século XIX/início do século XX e está intimamente relacionada à sua prática psicoterapêutica.
É uma teoria que procura descrever a etiologia dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana.
Com base nesse corpo teórico Freud desenvolveu um tipo de psicoterapia. Ao conjunto formado pela teoria, a prática psicoterapêutica nela baseada e os métodos utilizados dá-se o nome de psicanálise.
Erikson
Teoria Psicossocial
A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erick Erickson prediz que o crescimento psicológico ocorre através de estágios e fases, não ocorre ao acaso e depende da interação da pessoa com o meio que a rodeia.
Cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma vertente negativa. As duas vertentes são necessárias mas é essencial que se sobreponha a positiva.
A forma como cada crise é ultrapassada ao longo de todos os estágios irá influenciar a para se resolverem conflitos inerentes à vida. Esta teoria concebe o desenvolvimento em 8 estágios, um dos quais se situa no período da adolescência.
Os vários estágios de desenvolvimento
O primeiro estágio – confiança/ desconfiança – Ocorre aproximadamente durante o primeiro ano de vida (0-18 meses)
O segundo estágio – autonomia/ dúvida e vergonha - Aproximadamente entre os 18 meses e os 3 anos
O terceiro estágio – iniciativa/ culpa –O quarto estágio – indústria (produtividade) /inferioridade – Decorre na idade escolar antes da adolescência (6-12 anos)
O quinto estágio – identidade/ confusão de identidade – Marca o período da adolescência
O sexto estágio – intimidade/ isolamento