Havaianas
Para a marca Havainas a Alpargatas definiu como estratégias aumentar sua atuação no mercado, investindo no conceito de marca e não apenas produto, melhorias em propagandas, investimento no produto criando assim novas variações. Ampliar o mercado atual de vendas, exportando para outros continentes além da América do Sul. Objetivos de marketing
A partir do ano de 1994 na tentativa de reverter a queda nas vendas e prolongar o ciclo de vida das Havainas a empresa definiu novos objetivos de Marketing.
Para atingir seus objetivos de marketing traçados através do novo gerenciamento da marca a Atlpargatas passou a investir mais produto afim de aumentar o seu valor agregado. Prolongando o ciclo de vida do produto. Lançou novas linhas com canais de distribuição diferenciados. Desenvolvimento de novas embalagens. Além de maior exposição do produto nos pontos de venda e comunicação voltada ao usuário.
Estratégias para aumento das vendas e da participação no mercado
Visando o aumento de vendas e maior participação no mercado foi traçada a estratégia mantendo preços diferenciados a cada classe social. A expansão da linha após 32 anos, entre 1994 e 2005 foram lançadas 25 novas linhas destinadas a diversos consumidores de diferentes classes sociais. Investimento em novas cores, estampas e designs. Transformação da marca em unidade de negócios independente, a partir do ano de 1997, alinha com os departamentos de marketing, vendas, desenvolvimento e fabrica garantindo maior rapidez a todas as iniciativas relacionadas ao produto
Estratégias para ampliação das exportações
A atuação da Alpargatas no mercado internacional é marcada por um posicionamento estratégico em vender a marca e não o produto.
Com uma iniciativa ousada para conquistar os principais mercados internacionais, na virada do milênio inicia o projeto para conquistar os dois países ditadores de moda: Itália e França.
O primeiro evento a participar foi na mostra Internacional sobre a América