PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS (INTEGRAÇÃO)
Trabalho apresentado ao curso de Administração da Faculdade Pitágoras – Ipatinga/MG, como requisito parcial à aprovante na disciplina Gestão de Pessoas I, ministrada pela Profª. Dhenyse Brandão.
Ipatinga - MG
2012
Socialização de pessoas é como a organização recebe os novos funcionários e os integra a sua cultura, ao seu contexto e ao seu sistema, para que eles possam comporta-se de maneira adequada as expectativas da organização, passando por um processo de “ambientalização”. A socialização de pessoas é o modo pelo qual a organização procura no participante a maneira de ele pensar e agir de acordo com os ditames da organização, procurando induzir a adaptação do comportamento do individuo ás suas expectativas e necessidades, enquanto o novo participante também procura influenciar a organização para criar uma situação de trabalho que lhe proporcione satisfação e o alcance de seus objetivos pessoais.
Portanto, socialização é um grande processo dentro da empresa, pois, independentemente da qualidade do processo de recrutamento e seleção, os colaboradores tem que saber quais são os costumes, e cabe a organização fazer esse processo para ajudá-los a adaptarem a nova cultura. A socialização deve ser feita frequentemente, não e o caso de muitas empresas, pois vai criando mais laços fortes entre os colaboradores.
Em algumas organizações, os programas de integração são totalmente desenvolvidos pelo órgão de treinamento, enquanto em outras, são coordenadas pelo órgão de treinamento e executados por gerentes de linha nos diversos assuntos abordados, são programas que duram de um a cinco dias, dependendo da intensidade de socialização que a organização pretender imprimir, mas que depois contam com um acompanhamento, no médio prazo, do novo participante pelo gerente ou supervisor que funcionam como tutores dos mesmos e que se responsabilizam pela avaliação do seu desempenho,