Integrador e Diferenciador
O objetivo proposto para o trabalho final que faz composição da avaliação G1 foi o estudo das propriedades dos circuitos integrador e diferenciador utilizado o Amplificador Operacional.
Para os experimentos realizados foi utilizado o amplificador operacional LM 741C.
O material necessário para os experimentos foram retirados no almoxarifado (Prédio 30 / Sala 316 / BLOCO A). O qual é composto pelos seguintes componentes:
2 fontes CC 15V ou uma fonte simétrica CC, resistores de 10kΩ (4), 1MΩ (4), um amplificadores operacionais LM 741 C, capacitores cerâmicos de 470 nF (4), 100nF(2), dois potenciômetros de 1kΩ, gerador de sinais, osciloscópio, cabos, protoboard e multímetro.
CIRCUITO INTEGRADOR
O integrador é um circuito que executa a operação de integração. Se uma tensão fixa for aplicada como entrada para um circuito integrador, a tensão de saída cresce sobre um período de tempo, fornecendo uma tensão em forma de rampa. A equação característica do integrador mostra que a rampa de tensão de saída (para uma tensão de entrada fica – um degrau) é oposta em polaridade á tensão de entrada e multiplicada pelo fator 1/RC.
Figura 1.1
Ou seja, a tensão de saída é proporcional à integral da tensão de entrada.
Para a experiência utilizamos o circuito apresentado em aula, conforme segue na Figura 1.2.
Figura 1.2
RESULTADOS OBTIDOS
Antes de realizarmos a experiência fizemos realizamos algumas medições de resistência, continuidade e principalmente tensão, necessárias para analisar a montagem do circuito e a correta alimentação do amplificador. Foram medidas as trilhas e a tensão no Pino 4 do amplificador correspondendo a -15V, e no Pino 7 correspondendo +15V, que são respectivamente a tensão provinda da fonte (figura 1.3). Para o circuito foi utilizada duas fontes de 15 V cada, ligadas em série.
Figura 1.3
Durante o processo de montagem dos componentes, teste e análise, tivemos alguns problemas relacionados a mau