Engenheiro
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CAMPUS DE JOAÇABA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
AIRTON JOSÉ POZZO
JHONATANN DA CAMPO
ENCONTRO 5 – AMPLIFICADOR DERIVADA E INTEGRADOR
JOAÇABA
2012
AIRTON JOSÉ POZZO
JHONATANN DA CAMPO
ENCONTRO 5 – AMPLIFICADOR DERIVADA E INTEGRADOR
Relatório da disciplina de Eletrônica Analógica Experimental III, curso de Engenharia elétrica, Área das ciências exatas e da terra, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba.
Prof:VLADEMIR DE J. S. OLIVEIRA
JOAÇABA
2012
SUMÁRIO
OBJETIVOS
Montagem de amplificadores operacionais nas seguintes configurações:
Diferenciador;
Integrador.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Os A.O. podem ser utilizados para implementar funções de operadores, tais como, ∂/∂t (operadordiferencial) e ∫ (operador integral). Estes circuitos são muitos utilizados em malha de controle PID(Proporcional-Integral-Derivativo).
Amplificador Derivada (ou Diferenciador)
O circuito diferenciador elementar apresenta o sinal de saída proporcional à variação do sinal naentrada. O circuito consiste em um amplificador inversor, porém substituindo o resistor R1, por umaimpedância contendo um capacitor C, conforme mostrado na Figura 1.
Figura 1 – Amplificador derivada elementar.
Aplicando um sinal senoidal na entrada, a tensão de saída será dada por:
E o ganho de tensão de malha fechada por:
O amplificador é diretamente proporcional à freqüência, por isso seu ganho é muito sensível apequenas variações da freqüência. Para minimizar a sensibilidade desta configuração utiliza-se de um resistorR1 em série com o capacitor, para melhorar a estabilidade do circuito em altas freqüências, pois tenta evitar asaturação do circuito limitando o ganho do amplificador. Para o circuito diferenciador operando em altasfreqüências, o