doença causadas
A teníase é provocada pela Taenia solium ou pela Taenia saginata. O hospedeiro definitivo da doença é o homem. Este, quando contaminado, acaba transmitindo a doença para animais e para outras pessoas. O porco e o boi, apesar de fazerem parte do ciclo evolutivo da doença, são apenas meras figuras intermediárias. Quando estes ingerem ovos férteis da tênia que estavam presentes nas fezes de algum ser humano, acabam desenvolvendo larvas em seus interiores. Com isto, ao ingerir a carne mal passada destes animais uma pessoa sadia pode desenvolver teníase.
A Taenia solium é o parasita dos suínos. A Taenia saginata dos bovinos. A larva deste parasita vai evoluir nos seres humanos dentro do intestino delgado. O verme adquire a forma adulta e se fixa na parede do órgão. Com o tempo passa a expelir ovos que serão excretados e poderão contaminar novas pessoas. O desconforto causado pela presença da tênia costuma ser imenso, além disto, esta passa a roubar os nutrientes do organismo do hospedeiro.
Agente causador
É um platelminto da classe Cestoda que, devido ao seu modo de vida, não possui sistema digestório, já que absorve tudo o que necessita do seu hospedeiro. As tênias possuem o corpo segmentado em anéis que recebem o nome de proglótides. Do lado anterior apresentam ventosas que ajudam na fixação, estas recebem o nome de escólex. Nesta região ainda há a presença de ganchos na Taenia solium, o que permite maior aderência à parede do intestino do hospedeiro.
Estes microrganismos são hermafroditas e costumam viver solitários. Motivo pelo qual a doença também é popularmente chamada de “solitária”. Podem chegar a medir até mesmo 10 cm de comprimento e após cerca de 3 meses começam a expelir ovos através das fezes. Estas, quando