Relatorio
Relatório da Atividade Experimental
Movimento Unidimensional com Aceleração Constante - MRUV
Alunos
• Scheroline
• Ráfaella
• Greice
• Rodrigo
1. Equipamentos Utilizados
Pista de Alumínio de 1.2m - 1.2 m Dynamics Track (ME-9779)
Carros Pasco com Massas - PAScars with Masses - (ME-6950)
Cronômetro Inteligente - Smart Timer - (ME-8930)
Dispositivo de Fotocélula - Ids Photogates & Fence (ME-9471A)
Suporte Geral de Hastes – Large Rod Stand (ME-8735)
Pivô de Fixação – Pivot Clamp (ME-9810)
Vara de aço com 45 cm - 45 cm Steel Rod (ME-8736)
2. Introdução O movimento de uma partícula com aceleração constante (uniformemente acelerado) é um movimento comum na natureza. Um exemplo deste movimento pode ser verificado nas proximidades da superfície terrestre, onde todos os corpos soltos caem livremente com aceleração constante, a aceleração da gravidade, provocada pela atração gravitacional. A aceleração da gravidade é simbolizada por ⃗ e tem valor aproximado de .
A aceleração escalar média no intervalo de tempo é por definição: ⃗ ⃗ A função horária da velocidade no movimento uniformemente variado é: ⃗ ⃗ ⃗ A função horária do espaço no movimento uniformemente variado é: ⃗ ⃗ ⃗ ⃗ E para determinarmos a velocidade final de um corpo em movimento retilíneo uniformemente variado que se desloca por um determinado espaço sem conhecer o intervalo de tempo em que este permaneceu em movimento, o físico e matemático italiano, Evangelista Torricelli (1608 – 1647) desenvolveu a famosa Equação de Torricelli: ⃗ ⃗ ⃗ ⃗ Descrição do Experimento
O objetivo desta experiência é validar a Equação de Torricelli, para tal será efetuada a medida a velocidade de um carrinho em pontos específico da pista.
Para