integracao e relacao interpessoas
PROF. ASSIS
Introdução: Cada vez é mais crescente a necessidade de as pessoas estabelecerem uma relação interpessoal. Num mundo onde a tecnologia ocupa, muitas vezes, o espaço da relação face a face, o ser humano já começa a perceber, novamente, a importância de estabelecer limites em relação a essa dependência tecnológica, retomando a comunicação e a interatividade física.
- a disciplina Integração e Relações Interpessoais têm como objetivo (definição) - - promover a interação e o estímulo às relações interpessoais entre os alunos e também instrumentalizá-los com técnicas para o exercício profissional.
Percepção
Para Soto (2002), “a percepção se refere ao processo ativo de perceber a realidade e organizá-la em interpretações ou visões sensatas”.
1- PERCEPÇÃO SOCIAL
O processo perceptivo é importante nas organizações, pois percebemos diferentes pessoas com diferentes interpretações ou visões.
Como criamos nossas primeiras impressões sobre as pessoas?
Os erros de uma percepção sensorial podem causar danos irreparáveis às pessoas, podendo levar uma organização à Falência.
1.1 FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO
Soto (2002) descreve que alguns fatores influenciam a percepção das pessoas. Os mais significativos são: AtençãoFatores ExternosFatores InternosFormação de Juízos
a) Atenção: Muitos são os estímulos presentes durante o estado de vigília, aos quais compete captar a nossa atenção; mas não reagimos da mesma maneira a todos eles. A atenção - é definida como a abertura seletiva de uma pequena porção de fenômeno que nos atrai.
b) Fatores Externos: existem certas características dos estímulos que frequentemente determinam nossa atenção. Os mais importantes são a intensidade, o tamanho, a mudança e a repetição.
c) Fatores Internos: classificam-se em:
1) motivacionais: se temos fome, os estímulos que se associam a esse motivo se tornarão o foco de nossa percepção. Os