Desafios e Competências do Gestor
MBA Executivo em Gestão de Pessoas
EXERCÍCIO 2
Como se tornar um líder no século XXI?
Disciplina: Gestão de Pessoas
Vivemos hoje em um cenário de constantes mudanças sociais, políticas e econômicas. Isso se explica pelos efeitos da globalização, responsável por aproximar as relações comerciais entre países e torná-los interdependentes. Essa proximidade aumenta a troca de informações e práticas entre profissionais, o que impulsiona as inovações tecnológicas. A disputa entre as empresas tornou-se cada vez mais acirrada e a necessidade de aprimoramento e planejamento estratégico tornaram-se requisitos fundamentais para a liderança das empresas que querem permanecer neste "jogo".
Principalmente ao longo das ultimas décadas, esta liderança percebeu que a expansão comercial e a diversificação dos produtos e serviços deixaram de ser um atributo das grandes empresas e passou a ser um objetivo constante de grande parte das corporações, aumentando significativamente a complexidade no mundo dos negócios. Os lideres precisaram adaptar seus processos e serviços a cada local de atuação, pois o mercado consumidor e a forca de trabalho tornaram-se igualmente mais exigentes. Portanto aquelas competências relacionadas à flexibilidade e inovação tornaram-se pré-requisitos fundamentais para que esses líderes sejam capazes de fornecer uma rápida resposta ao mercado quando necessário.
Esses líderes são pressionados a prover decisões, cada vez menos óbvias e de longo prazo, demandando uma capacidade de assumir riscos, mas ao mesmo tempo estudando-os ao máximo para minimizar possíveis impactos negativos. Como estas competências não são ensinadas pelos métodos de ensino tradicionais, mas sim a partir de erros e acertos durante a freqüentes exposições a estes cenários, as maiores escolas de negocio do mundo estão revendo sua metodologia e conteúdo a fim de dar conta desta demanda.
De acordo com o cenário exposto,