cultura do ceara
Os principais elementos da comida cearense são a carne (de porco, galinha ou boi), as vísceras desses animais, e arroz e feijão, tradicionalmente cozidos juntos resultando num prato que se chama "Baião de Dois".
Sarapatel; Feito com as vísceras do porco (rins, fígado, coração, sangue e bucho).
Sarrabulho; Sangue coalhado de porco.
Panelada: Cozido feito com as vísceras de boi (tripas, bucho, mocotó). Um de nossos pratos preferidos.
Galinha à cabidela; Galinha cozida no próprio sangue.
Buchada; Bucho de carneiro recheado com as vísceras (rins, fígado, coração, tripas)
Baião de dois; feijão cozido com arroz. A produção do site recomenda.
Paçoca; Carne de sol desfiada frita com farinha
Carne de sol; Carne salgada e seca ao sol. Dizem que a de Caicó é a melhor. Lenda do ceará
Índia Iracema
A trágica história de uma linda india a qual se apaixonou por um branco....digo a vocês que foi um dos mais lindos romances que ja li da literatura rômantica... contada por José de Alencar... Uma historia de amor triste entre uma india tabajara e o primeiro colonizador português do Ceará.
"Lenda de Guedes", na cidade de Cariré/CE
Uma curiosa lenda que envolve a cidade de Cariré – CE, a 265 km de Fortaleza, fala de uma mulher que havia se perdido na mata durante dias, sem conseguir encontrar o caminho de volta acabou por falecer de fome e sede e ironicamente a apenas 200 metros de um açude.
Pescadores relatam que quando vão pescar no açude, pode-se ouvir os gritos de socorro de uma mulher em meio a mata, outras pessoas em respeito a finada Guedes, construiram uma cruz no local onde ela foi encontrada morta. Algumas pessoas deixam lá pratos de comida ou garrafas com água e pedem pequenos milagres em troca, já levam velas e oram para que Guedes encontre a paz