bnkufsz

301 palavras 2 páginas
Figuras de linguagem
São palavras que expressam idéias, significados, pensamentos dentro de um contexto com o objetivo de atribuir sentimentos, emoções na utilização da linguagem. Para Azeredo " é interessante ter em mente que as figuras de linguagem não valem por si mesmas, como elementos autônomos sem qualquer relação com a semântica do texto"( AZEREDO,2008,p.483).
As figuras de linguagem são subdivididas em quatro tipos: figuras de palavras (área da semântica lexical), figuras de construçã (área da construção gramatical/ sintaxe), figuras de pensamento (área cognitiva) e figuras fônicas ( área da camada fônica da linguagem). Entre todas as figuras de linguagem nosso trabalho se focará nas figuras fônicas, em que abordaremos seu conceito, caracterização e exemplificação.

Figuras fônicas

As figuras fônicas referem-se ao potencial expressivo dos fonemas e suas capacidades de causar sensações diversas, exprimindo uma relação entre o efeito sensorial produzido pela linguagem e os sons. São quatro os tipos de figuras fônicas: aliteração, assonância, paranomásia e paralelismo, sendo essa ultima subdividida em três tipos.

Figuras fonicas
Conceito
Características
Exemplos

Aliteração
Repetição sistemática de uma consoante ou encadeamento de unidades cconsonânticas muito parecidas na sequência do enunciado.
Consiste na repetição de fonemas no inicio ou interior das palavras.
"Esperando, parada, pregada,na pedra do porto."
Chico Buarque

Assonância
Repetição sistemática de uma determinada vogal na sequência do enunciados.
Uma mesma vogal se repete na mesma frase.
Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrático do litoral.
Caetano Veloso-Aracá azul

Paranomásia
Emprego de palavras que se aproximam pela semelhança fônica, mas o sentido pode ou não se relacionar.
Repetição dos fonemas pela semelhança da pronúncia.
A cidade enteira retinia com o retintin das enxadas limpando o mato.
(Elis, 1974:105)

Paralelismo
É a

Relacionados