gestão de manutenção
CONS. ALGACYR MUNHOZ MAÉDER
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
1 INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
Esse projeto tem como finalidade o tema gestão de manutenção, essa gestão tem como foco na engenharia de produção a maneira abrangente dos processos de manutenção industrial, apontando as formas de gestão existentes e seus respectivos processos de manutenção, a necessidade atual das empresas em exercerem processos produtivos de forma rápida e inovadora, acaba por desenvolver a necessidade de processos de manutenção igualmente velozes e inovadores, é neste contexto em que a área de gestão de manutenção atua, trata-se de uma área que busca novos modelos para solucionar os desafios existentes.
A necessidade de anteder o mercado abrangendo a classe mundial, ou seja, oferecer um produto com qualidade e preço atrativos em qualquer lugar do mundo, exige que a empresa aplique a gestão de manutenção para possibilitar uma melhor administração do tempo e da eficácia dos processos de produção , mediante a essa necessidade, entende-se a importância de fazer manutenções com o objetivo de dar estabilidade para o maquinário de modo a respeitar a programação da manutenção preventiva evitando sempre a manutenção corretiva não planejada.
Esse projeto busca atender a um problema real enfrentado em uma empresa de extração de óleo de soja, essa empresa é localizada na cidade de Osvaldo Cruz, no Estado de São Paulo. Para complementar e aprimorar seu processo produtivo, essa empresa realizou a instalação de uma caldeira de alta pressão. De início, essa caldeira teria que ter um combustível sólido, e o combustível escolhido foi o bagaço de cana de açúcar. Esse bagaço é fornecido por industrias presentes na região, porém os problemas enfrentados no abastecimento dessa caldeira é a quantidade e a qualidade desse bagaço de cana.
Devido à falta de qualidade desse bagaço comprado surge a ideia para solucionar esse problema. O projeto pretende