Gestao da manutencao
Sistema de Gestão da Manutenção para a Pequena e Média Empresa
João Carlos Chiochetta (CEFET-PR) chiochetta@wln.com.br
Kazuo Hatakeyama (CEFET-PR) kazuo@ppgte.cefetpr.br
Rui Francisco Martins Marçal (CEFET-PR) marçal@pg.cefetpr.br
Resumo
O presente artigo aborda a necessidade da implantação de um Sistema de Gestão da
Manutenção na Pequena e na Média Empresa, a partir dos Tipos de Manutenção e
Tendências. Essa ferramenta da Gestão, mesmo sendo de premente necessidade nas organizações, na maioria das vezes, não se implanta ou nem mesmo se pensa em implantar por se ter uma idéia de que só se aplica a grandes empresas, em grandes estruturas organizacionais, porque somente essas dispõem de capital e de organização para tal. Essa crença precisa ser desmistificada, ou seja, mudar o paradigma de que só as grandes organizações, por estarem na vanguarda, podem estar organizadas, implantando um sistema de Gestão da Manutenção, de forma a minimizar as paradas e otimizar sua produtividade e, conseqüentemente, sua lucratividade. A pequena e média empresa pode e deve implantar um sistema de Gestão da Manutenção, dentro de suas possibilidades e, concorrer de igual por igual com as grandes empresas.
Palavras-Chave: Manutenção, Gestão da Manutenção, Tipos e Tendências de Manutenção,
Manutenção terceirizada.
1. Introdução
Sempre que se fala em manutenção, tem-se a impressão que deve existir muita dificuldade na implantação de um processo de Gestão da Manutenção. Essa perspectiva se prende ao fato, principalmente, de que a nomenclatura usada por diversos setores nem sempre é a mesma para significar a mesma coisa.
A utilização de nomenclatura diferenciada de uma organização para outra tem dificultado o entendimento da questão, causado por motivos diversos como desde a tradução até o entendimento da língua estrangeira, da qual o sistema ou a empresa é oriundo, bem