Clima organizacional
Capítulo 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.1 Clima organizacional
Para proporcionar um melhor entendimento sobre o que acontece no ambiente de trabalho, é bastante útil iniciar a explicação com definições e características principais do clima organizacional.
Diante do grande crescimento populacional, empresas tiveram que modificar suas estratégias dentro do seu negócio para crescer juntamente com as transformações. Pessoas que trabalham na área de gestão de pessoas tiveram um grande desafio pela frente, tentar conhecer o local e procurar melhorias para o mesmo desenvolvendo objetivos e metas concretas. Em um mundo onde a concorrência é grande entre as empresas, aquelas que possuem um melhor clima organizacional têm uma vantagem perante as demais.
Para começar é necessário compreender o que é o clima organizacional. O clima pode ser percebido de diferentes maneiras pelos membros de uma organização, muitas vezes não se conseguindo conceituar exatamente o que ele é. De acordo com Bennis (1996, apud NUNES, p.29, 2011)21 “clima organizacional significa um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira pela qual as pessoas se relacionam umas com as outras, tais como sinceridade, padrões de autoridade, relações sociais, etc.”
Assim sendo, conclui-se que esses valores são de grande importância e influência no comportamento das pessoas dentro da organização. Estes valores não são absolutos, pois variam de acordo com o lugar.
A visão de Luz(2001)22 já é um pouco distinta, de acordo com ele:
“o clima retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. Observa-se que este clima influencia profundamente a produtividade do indivíduo e, consequentemente da empresa. Assim sendo, o mesmo deve ser favorável e proporcionar motivação e interesse nos colaboradores, além de uma boa relação entre os funcionários e a empresa”.
Deste modo, segundo o autor o clima organizacional influencia direta e indiretamente nos