Dificuldade de Matemática no Ensino Superior
Franciéli Andrade Basso Pinheiro 1
RESUMO
São grandes as dificuldades de aprendizagem encontradas pelos acadêmicos no ensino da disciplina de Cálculo nos cursos de Ensino Superior. Muitas pesquisas realizadas, neste âmbito, atestam a veracidade dos fatos. Estudiosos como Soares de Mello et al (2001), Rezende (2003a e 2003b) e Nasser (2007) concretizaram pesquisas que revelam dados alarmantes, em relação ao número do índice de reprovação na referida disciplina, alimentados pelos acadêmicos nas Universidades. Ao desenvolver esta pesquisa buscam-se alternativas que sejam capazes de reduzir as dificuldades diagnosticadas no processo de ensino na disciplina de Cálculo nas Universidades. Propõe-se também recomendar algumas opções metodológicas em relação ao ensino do Cálculo, e também do próprio ensino básico da Matemática, no intuito de atender aos objetivos adjacentes e igualmente preparar o aluno para lidar com outros conteúdos da disciplina. O objetivo da pesquisa é de resolver ou, pelo menos, reduzir este problema que vem assombrando os acadêmicos, antes mesmo de conhecerem a disciplina, tornando assim, o ensino de Cálculo numa atividade que estimule a criatividade e o desenvolvimento do estudante no processo de conhecimento matemático voltados para a sua realidade.
Palavras-chave: O Ensino de Cálculo. Cálculo no Ensino Superior. Dificuldades de Cálculo. Estratégias de Ensino de Cálculo. Contribuições para o Ensino de Cálculo.
ABSTRACT
They are great learning difficulties encountered by academic discipline in the teaching of calculus courses in college. Many researches in this area, attest to the veracity of the facts. Scholars such as Soares de Mello et al (2001), Rezende (2003a e 2003b) and Nasser (2007) realized that research shows alarming data on the number of index failure in the discipline, fed by academics in universities. In developing this