Insuficiencia renal cronica
O que é? A insuficiência renal crônica, também chamada de doença renal crônica, é a perda lenta do funcionamento dos rins, cuja principal função é remover os resíduos e o excesso de água do organismo.
Quais são as causas? A insuficiência renal crônica ocorre quando uma doença ou outra condição de saúde prejudica a função renal, causando danos aos rins – que tendem a agravar-se ao longo de vários meses e até mesmo anos.
Quais os fatores de risco? Os fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver insuficiência renal crônica incluem: Diabestes; fumo; Hipertensão; Doenças cardíacas; Obesidade; colesterol alto; Ter histórico de doença renal na família; ter 65 anos ou mais; ser afro-americano, nativo-americano ou asiático-americano.
Quais os sintomas? Os primeiros sintomas da insuficiência renal crônica, em geral, também ocorrem com frequência em outras doenças e podem ser os únicos sinais da insuficiência renal até que ela esteja em estágio avançado. Os sintomas podem incluir: Dores de cabeça; perda de apetite; Náuseas; Fadiga; pele seca. Outros sintomas podem aparecer, principalmente quando o funcionamento dos rins piora, incluem: Mau hálito; Sede excessiva; Dor nos ossos; Soluços frequentes.
Quais os tratamentos? Controlar a pressão arterial é a chave para atrasar a maior parte dos danos causados pela insuficiência renal crônica. O objetivo desta fase do tratamento é manter a pressão arterial abaixo de 130/80 mmHg. Outros tratamentos podem incluir: Medicamentos especiais usados para ajudar a impedir que os níveis de fósforo no sangue fiquem muito altos; Tratamento para anemia, com adição de ferro à dieta, uso de suplementos orais de ferro, injeções intravenosas para suprir a necessidade dessa substância na corrente sanguínea e transfusões de sangue; Suplementos de cálcio e de vitamina D; Alterações na rotina e nos hábitos diários e alimentares também devem ocorrer. Aliados ao tratamento médico, essas adaptações à atual