TECIDO NERVOSO 1
Carlos André Gomes da Silva
Matrícula: 01164658
2º período- Enfermagem
TRABALHO DE HISTOLOGIA
Recife, 26 de junho de 2015.
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
TECIDO NERVOSO
O tecido nervoso é um dos quatro tipos básicos de tecidos do corpo, encontrando-se distribuído por todo organismo. É formado por células, os neurônios e as células glia ou neuroglia, possui origem ectoderma. Estas, por sua vez, são formadas pelos astrócitos protoplasmáticos e fibrosos, pelos oligodendrócitos e pelas microglias.
A Organização anatômica do sistema nervoso central é constituída do encéfalo e da medula espinhal, já o sistema nervoso periférico é composto dos nervos cranianos, espinhais e os gânglios a eles associados. Sua funcionalidade é dividida em sensitiva (aferente), que recebe e transmite impulsos para o Sistema Nervoso Central (SNC), e um componente motor (eferente), que se origina do SNC e transmite impulsos para órgãos efetores. O componente motor é dividido, por sua vez, em somático (impulsos transmitidos diretamente para músculos esqueléticos por meio de um neurônio) e autônomo (os impulsos vão para um gânglio e um segundo neurônio o transmite para músculos lisos, cardíacos ou glândulas).
Na vida embrionária, a notocorda libera moléculas sinalizadoras que induzem o ectoderma a formar o neuroepitélio, este se espessa e forma a placa neural. As bordas, que continuam se espessando, formam pregas e um sulco neural, cujas bordas se encontram formando o tubo neural. A extremidade anterior dá origem ao encéfalo enquanto a posterior à medula espinhal. Além disso, originam-se do tubo neural a neuroglia, epêndima, neurônios e plexo coróide. Uma pequena massa de células na borda lateral da placa neural forma as células da crista neural. Este grupo de células afasta-se do tubo neural. Chegando a seu destino, estas células formam muitas estruturas.
Os Neurônios são células responsáveis pela recepção e transmissão dos impulsos nervosos