Tecidos Muscular, nervoso e sanguíneo
Marcelo Carminati
TECIDOS
Muscular, nervoso e sanguíneo
ARIQUEMES – RO
2013
Marcelo Carminati
TECIDOS
Muscular, nervoso e sanguíneo
Trabalho apresentado no componente curricular de Biologia, ministrado pela professora Mayara
Gonçalves, e realizado pelo aluno do segundo ano do ensino médio,
Marcelo Carminati.
ARIQUEMES-RO
2013
Tecidos musculares
Os tecidos musculares são de origem mesodérmica e relacionam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo, como a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias.
As células dos tecidos musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos. Em seu citoplasma, são ricas em dois tipos de filamento protéico: os de actina e os de miosina, responsáveis pela grande capacidade de contração e distensão dessas células.
Quando um músculo é estimulado a se contrair, os filamentos de actina deslizam entre os filamentos de miosina. A célula diminui em tamanho, caracterizando a contração. Existem duas variedades de tecidos musculares nos animais, com três tipos morfológicos distintos: o tecido muscular liso e o tecido muscular estriado, esse último está dividido em: cardíaco e esquelético. Como mostra a imagem abaixo:
Tecido muscular estriado esquelético
Este tecido apresenta células de aspecto cilíndrico e podem medir alguns centímetros de comprimento, podendo ser observadas até mesmo a olho nu. Os músculos estriados, tanto esquelético como o cardíaco, apresentam faixas transversais claras e escuras ao longo de suas células, o que lhes dá o aspecto estriado. As fibras musculares estriadas esqueléticas são plurinucleadas com vários núcleos periféricos. São produzidas quase que exclusivamente na vida embrionária, não sofrendo divisões por mitose, mesmo quando há lesão e morte celular. Existem no tecido muscular adulto os mioblastos, que são células-tronco ou embrionárias do tecido muscular que,