A Diversidade De Tecidos Nos Animais Maior Que Nas Plantas
Em um braço podem-se encontrar os quatro grandes tipos de tecidos animais. Alguns tipos de tecidos apresentam diversas variedades.
Tecido sanguíneo: É um tecido conjuntivo que transporta substâncias.
Tecido adiposo: É uma variedade de tecido conjuntivo. É especializado em acumular gorduras.
Tecido muscular: Encarregado do movimento.
Tecido nervoso: Aparece nos nervos e nos centros nervosos.
Tecido epitelial: Forma a epiderme e tem função protetora.
Tecido ósseo: É um tecido conjuntivo. Forma o esqueleto.
TECIDOS EPITELIAIS
Os tecidos epiteliais de revestimento são formados por células dispostas muito próximas umas das outras, permitindo recobrir superfícies externas e revestir cavidades internas e canais dos animais. Assim, encontram-se na pele, nas mucosas que formam o interior do intestino, nos vasos sanguíneos, nos canais excretores etc. O tecido glandular é, na realidade, um tecido de revestimento no qual algumas células especializaram-se em produzir determinadas substâncias. Essas substâncias podem ser eliminadas para o exterior (glândulas exócrinas) ou para o interior dos vasos sanguíneos (glândulas endócrinas). Um exemplo com esse último tipo de tecido é a tireoide.
Ao lado, imagem microscópica de tecido epitelial da mucosa que recobre o interior do intestino.
A parte mais rosada do tecido corresponde ao epitélio que reveste as vilosidades intestinais.
TECIDOS CONJUNTIVOS
Esses tecidos unem os vários tecidos. Constituem um grupo bastante variado, incluindo: o tecido conjuntivo propriamente dito, que forma os tendões e os ligamentos e une também determinados órgãos e tecidos: o tecido cartilaginoso, encontrado nas cartilagens e com função de sustentação; o tecido ósseo, que forma os ossos dos vertebrados e tem a particularidade de se