CONCEITOS ECOLÓGICOS
O efeito protetor da biodiversidade
A intuição, os modelos matemáticos e as observações de campo sugeriam que a perda de vegetação nativa com todos seus organismos poderia favorecer a transmissão de vírus, bactérias e outros agentes causadores de doenças. O problema é que também havia estudos científicos argumentando o contrário. Agora, um experimento fortaleceu a primeira possibilidade – quanto maior o número de espécies, menor a transmissão de uma doença –, ao indicar que a transmissão de um fungo que tem causado a extinção de anfíbios em vários países foi 66% menor entre grupos de sapos com maior diversidade de espécies em comparação com grupos com uma espécie única.
Segundo o estudo desenvolvido na UNESP do Rio Claro, para os anfíbios, quanto maior a diversidade, melhor.
“Apenas a diversidade, independentemente da composição de espécies, detém a transmissão de doenças”, concluiu o biólogo Carlos Guilherme Becker, pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro e principal responsável pelo estudo. Desse modo, a riqueza biológica, medida por meio do número de espécies de plantas e de animais, teria um efeito protetor, por barrar a transmissão de agentes causadores de doenças. http://revistapesquisa.fapesp.br/ HABITA E NICHO ECOLÓGICO
HABITAT- Local em que uma espécie vive e se reproduz.
NICHO ECOLÓGICO-Hábitos de uma espécie. Tudo aquilo que a espécie faz e precisa para viver e se reproduzir.
BIO DIVERSIDADE- Diversidade de Vida- conjunto de todas as espécies que vivem em certo local, bem como suas populações, a diversidade genética e as relações entre os seres vivos.
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO
POPULAÇÃO- Conjunto de seres da mesma espécie que vivem em um ambiente
EX: Elefantes, zebras.
COMUNIDADE OU BIOCENOSE- Conjunto de populações em uma região em certo tempo.
ECOSSISTEMA- É um sistema ecológico constituído por seres vivos e o meio físico (solo, clima, PH, salinidade) e por suas relações.
BIOMA- é formado por