MARKETING
WEBAULA 2
Curso: Marketing
Disciplina: Métodos Quantitativos
Professor: Paula Klefens Vimos na unidade 1 que:
1 MEDIDAS ESTATÍSTICAS
As medidas estatísticas são também chamadas de medidas descritivas. Essas medidas são conhecidas como estatísticas quando calculadas com dados amostrais, e de parâmetros quando calculada com dados populacionais.
Entre as medidas estatísticas as mais utilizadas são:
Medidas de Posição (ou de tendência central)
Medidas de Dispersão (ou de variabilidade)
Assimetria
Etc
E aprendemos no item 9.1, sobre as medidas de tendência central. Daremos continuidade no assunto de medidas estatísticas, mas agora aprenderemos as medidas de dispersão (variabilidade).
1.2 MEDIDAS ESTATÍSTICAS DE DISPERSÃO (VARIABILIDADE) As medidas de dispersão ou variabilidade são medidas estatísticas utilizadas para avaliar o grau de variabilidade ou dispersão, dos valores em torno da média aritmética. Ou seja, mostra o quanto os dados estudados se distanciam em média da média. Amplitude total: é a diferença entre o maior e o menor valor em uma distribuição de dados.
Amostra A = {1; 5; 11; 15; 4; 9; 11; 2; 3}
Rol: {1; 2; 3; 4; 5; 9; 11; 11; 15}
Amplitude = maior – menor = 15 – 1 = 14
Variância populacional (δ2) e amostral (s 2):
Esta medida tem difícil interpretação por apresentar a sua unidade de medida igual ao quadrado da unidade de medida dos dados.
Desvio Padrão populacional (δ) e amostral (s):
É a raiz quadrada da variância. Use a mesma unidade de medida dos dados fornecidos inicialmente.
Coeficiente de variação (cv):
É adimensional, isto é, sem unidade de medida, podendo ser expresso em termos decimais ou percentuais.
Dizemos que o conjunto de dados é homogêneo quando a variabilidade relativa expressa pelo coeficiente de variação, não ultrapassar 20%.
EX.: Calcule a variância amostral, o desvio padrão amostral e o coeficiente de variação (cv) para o conjunto de dados B do exemplo anterior: