Resumo Ctm Ultima Parte
A campainha é composta por um eletroímã, cuja armadura tem uma extremidade presa a uma mola de aço flexível B e a outra extremidade a uma haste que mantém na ponta uma esfera.
A mola obriga a armadura a ficar em contato com uma placa metálica. A corrente é fornecida por uma pilha, ou pelo circuito que serve a uma residência.
Motores e Geradores Elétricos
Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. O gerador realiza o processo inverso, transforma energia mecânica em energia elétrica.
Os motores elétricos são compostos pelo rotor, parte móvel, e o estator ou carcaça que é a parte fixa. O rotor do motor precisa de um torque para iniciar o seu giro, este torque normalmente é produzido por forças magnéticas desenvolvidas entre os pólos magnéticos do rotor e aqueles do estator. Forças de atração ou de repulsão, desenvolvidas entre estator e rotor, puxam ou empurram os pólos móveis do rotor, produzindo torques, que fazem o rotor girar mais e mais rapidamente, até que os atritos ou cargas ligadas ao eixo reduzam o torque resultante ao valor 'zero'. Após este ponto, o rotor passa a girar com velocidade angular constante.
Os motores elétricos podem ser:
Motor de corrente contínua: nesses motores, o rotor girará desde que a corrente inverta seu sentido de percurso cada vez que seus pólos alcançam os pólos opostos do estator e para fazer essas reversões, geralmente, é usando um comutador.
Motor síncrono: funciona com velocidade estável e, por isso, é geralmente utilizado quando se necessita de velocidades estáveis sob a ação de cargas variáveis. Também pode ser utilizado quando se requer grande potência, com torque constante.
Motor de indução: funciona normalmente com velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada ao eixo. Devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo é o motor mais utilizado de todos, sendo adequado para quase todos os tipos de máquinas.
Transformadores
Um