3 Ensaios Mec nicos Tra o
Ensaio de Tração
Curso de Inspetor de
Soldagem Nível I
Joventino Pereira de Rezende
COLMINAS - Treinamentos Industriais
Prof.: Joventino Pereira de
1
Ensaios de Tração
O ensaio de tração consiste em submeter o material a um esforço que tende a alongá-lo até a ruptura. Os esforços ou cargas são medidos na própria máquina de ensaio.
No ensaio de tração o corpo é deformado por alongamento, até o momento em que se rompe. Os ensaios de tração permitem conhecer como os materiais reagem aos esforços de tração, quais os limites de tração que suportam e a partir de que momento se rompem. COLMINAS - Treinamentos Industriais
Prof.: Joventino
2
COLMINAS - Treinamentos Industriais
Prof.: Joventino
3
Ensaios de Tração
Conceitos Gerais
Objetivo
Fornecer dados relativos à capacidade, de um corpo sólido, de suportar solicitações quando aplicado sobre o mesmo, um esforço que tende a alongá-lo, determinando o comportamento das resistências como limite de escoamento e limite de resistência.
COLMINAS - Treinamentos Industriais
Prof.: Joventino
4
2.1 – ALONGAMENTO (A)
É o aumento de comprimento do material resultante da deformação provocada pela força axial de tração.
Lf: comprimento final após o ensaio
Lo: comprimento inicial
Exemplo:
Calcular o alongamento sofrido por um corpo de 12 mm que, submetido a uma força axial de tração, ficou com 13,2 mm de comprimento. Obs. A unidade mm/mm indica que ocorre uma deformação de 0,1 mm por 1 mm de dimensão do material.
Pode-se também indicar a deformação de maneira percentual.
No nosso exemplo: A = 0,1 mm/mm X 100 = 10%.
Há dois tipos de deformação, que se sucedem quando o material é submetido a uma força de tração: a elástica e a plástica.
Deformação elástica: não é permanente. Uma vez cessados os esforços, o material volta à sua forma original;
Deformação plástica: é permanente. Uma vez cessados os esforços, o material recupera a deformação elástica, mas fica com uma