Perspectivas Em Terapia Celular
Revendo Ciências Básicas
O objetivo desta subseção é apresentar revisões concisas sobre temas relacionados com as ciências básicas, ou seja, procurar rever as bases da prática médica. A justificativa para a inclusão de tópicos dessa natureza relaciona-se com os significativos progressos dessas ciências nas últimas décadas e à necessidade absoluta de atualização por parte da equipe de saúde, para o benefício dos pacientes.
Magda M. S. Carneiro-Sampaio
Editora Associada da einstein
Perspectivas em terapia celular: células-tronco Oswaldo Keith Okamoto1 e Alexandre Holthausen
Campos2
1
Coordenador do Centro de Pesquisa Experimental – Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert
Einstein.
2
Médico Ppesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein; Professor Afiliado à Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (SP).
Resumo
A terapia celular busca restaurar o funcionamento de tecidos ou órgãos através da proteção da integridade celular ou reposição de células danificadas por células sadias. As células-tronco e as células progenitoras tecido-específicas constituem importante fonte para reposição celular, podendo ser transplantadas diretamente no sítio de lesão ou recrutadas a ele mediante estimulação da síntese de moléculas quimiotáticas. O potencial terapêutico das células-tronco e as perspectivas de uma medicina regenerativa são altamente promissores. A caracterização cada vez mais detalhada de novos tipos de células-tronco/ progenitoras em tecidos adultos e a exploração de fontes alternativas destas células, como o sangue de cordão umbilical, trazem consigo muitos avanços na área. Nesta breve revisão, buscamos apresentar conceitos gerais sobre células-tronco, incluindo aspectos éticos e de biossegurança e as aplicações emergentes deste conhecimento na Medicina.
Células-tronco
Células-tronco (CT) são células primordiais, autorenováveis, capazes de gerar tipos celulares especializados, como hepatócitos, cardiomiócitos e