Motiva O Deve Obedecer Tr Ade Pessoal Profissional E Espiritual
A motivação possui um papel fundamental em todos os segmentos da vida, seja pessoal, profissional e espiritual. O “motivo que leva a ação” é o combustível diário para produzir o melhor e com empenho. Além disso, envolve as pessoas comprometendo-as com os objetivos e metas colaborando em muito para uma agradável convivência, principalmente quando o assunto é trabalho.
De acordo com a psicóloga Márcia Dolores Rezende, diretora e psicóloga do Instituto Saber, empresa inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos, nunca se falou tanto em motivação e a importância que há nessa iniciativa. Porém, boa parte das empresas se perde no como executar mais essa ação. “O primeiro passo é um planejamento, muitas corporações investem para motivar e se esquecem que essa iniciativa isolada pode gerar mais despesas que investimento, tornando a balança desequilibrada”, alerta a especialista.
Quando a empresa sente que é hora de investir em incentivos, significa que algo está acontecendo e merece atenção redobrada. Nesses casos, conforme explica a especialista, a ferramenta que ajuda é a constelação organizacional, que informa ao empresário exatamente o que ocorre e quais sãos os aspectos envolvidos. “É de extrema valia planejar o desenvolvimento de ações motivacionais para evitar uma desmotivação generalizada depois de algum tempo. Muitos programas prevêem uma injeção de motivação, que a médio e longo prazo deixam marcas desagradáveis, banalizando o que de fato motiva uma equipe”.
Mesmo com o foco no resultado e no ganho da empresa, em um ambiente de negócios o empresário deve conciliar a motivação pessoal e profissional de seus funcionários. “Quem possuir visão de futuro terá como desafio desenvolver estratégias que preservem essa coalizão entre a motivação pessoal e profissional e também diria espiritual, como já vem acontecendo em muitas empresas fora do Brasil”.
Márcia reforça que o